Tuesday, March 30, 2010

PREOCUPAÇÃO

Página Inicial

Definição: Idéia fixa e antecipada que perturba o espírito a ponto de produzir sofrimento moral. Inquietação proveniente dessa idéia; cuidado. Pensamento dominante, que se sobrepõe a qualquer outro.

1. Preocupar-se demonstra falta de fé e confiança, é considerar as circunstâncias em vez de o Senhor.

· Salmo 127:2 [Simplesmente relaxe. Preocupar-se com certeza não vai ajudar!] Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois Ele dá aos Seus amados o sono.

· Mateus 6:25-34 [Jesus ensina a nós, Seus servos, a não nos preocuparmos com o futuro ou a Sua fidelidade em suprir as nossas necessidades diárias.] Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26Olhai para as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, e contudo, o vosso Pai Celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 27Qual de vós poderá, com as suas preocupações, acrescentar uma única hora ao curso da sua vida? 28Quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem fiam. 29Eu, porém, vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? 31Portanto, não andeis ansiosos dizendo: Que comeremos? Que beberemos? ou: Com que nos vestiremos? 32(Pois os gentios procuram todas estas coisas.) Decerto vosso Pai Celestial bem sabe que necessitais de todas elas. 33Mas buscai primeiro o Seu Reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.

· Mateus 8:24-26 [Jesus pode lhe dar paz no meio da tempestade.] De repente levantou-se no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Ele, porém, estava dormindo. 25Os Seus discípulos, aproximando-se, O despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! Estamos perecendo. 26Ele lhes disse: Por que temeis, homens de pequena fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.

· Mateus 14:25-31 [Olhe para o Senhor, não para as ondas!] Na quarta vigília da noite, dirigiu-Se Jesus a eles, andando por sobre o mar. 26Os discípulos, vendo-O caminhar por sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo, sou Eu, não temais. 28Respondeu-lhe Pedro: Senhor, se és Tu, manda-me ir ter Contigo por sobre as águas. 29E Ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. 30Mas, observando o vento forte, teve medo e, começando a afundar, clamou: Senhor, salva-me! 31Imediatamente, Jesus estendeu a mão, tomou-o e disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?

· Lucas 21:34 Acautelai-vos por vós mesmos, para que não aconteça que o vossos corações se sobrecarreguem … dos cuidados [ansiedades] da vida, e aquele Dia [da vinda de Jesus] vos pegue de surpresa, como uma armadilha.

2. A preocupação e o temor podem causar erros graves que poderiam ter sido evitados através de fé e confiança.

· Números 13:28-33 [O diabo usa a preocupação e o medo para exagerar nossos problemas. Dez dos doze batedores enviados por Moisés para espionar a Terra Prometida se preocupavam com os adversários que encontrariam lá. Quando voltaram da sua missão de quarenta dias, informaram que havia gigantes na terra, mas quando Calebe tentou falar com fé, eles exageraram dizendo que todos os habitantes eram gigantes. Isso deixou os hebreus com medo e os fez hesitar em clamar a terra. Eles disseram:] Mas o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos ali os filhos de Enaque [um gigante]. … 30Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Subamos animosamente, e possuamo-la em herança, pois certamente prevaleceremos contra ela. 31Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós. 32E diante dos filhos de Israel infamaram a terra que tinham explorado, dizendo: a terra, pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que devora os seus moradores. Todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33Também vimos ali gigantes (pois os descendentes de Enaque são de raça gigante), e éramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos, e assim também lhes parecíamos.

· Números 14:1-4,34 [Preocupação às vezes é contagiosa. Os hebreus que ouviram a história temerosa dos dez espiões começaram a temer e depois a murmurar, achando estar derrotados, o que causou pânico e rebelião:] Então toda a congregação levantou a voz, e chorou em voz alta aquela noite. 2Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e Arão, e toda a congregação lhes disse: Antes tivéssemos morrido na terra do Egito! ou mesmo neste deserto! … 3Não nos seria melhor voltarmos ao Egito? 4E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão, e voltemos para o Egito. … [Por causa da sua desobediência e rebelião, Deus os amaldiçoou assim:] 34Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos, e conhecereis o Meu desagrado. [Cf. Deuteronômio 1:27.]

· Jó 3:25,26 [A preocupação de Jó parecia desmoralizá-lo até os problemas realmente chegarem:] O que eu temia me sobreveio; o que receava me aconteceu. 26Não tenho paz, nem sossego; não tenho descanso, mas somente perturbação. [Cf. Provérbios 10:24.]

· Isaías 28:16b [Se você confiar no Senhor não vai agir apressadamente.] Aquele que crer não será confundido. [Cf. Provérbios 19:2b.]

· Mateus 25:24,25 [Preocupação e medo fizeram alguém enterrar o seu talento, em vez de usá-lo e investi-lo:] Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu sabia que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste 25e, atemorizado, escondi na terra o teu talento. Aqui tens o que é teu. [Confira os versículos 14-29 onde se encontra a parábola inteira.]

· Romanos 8:15 [Preocupação e temor nos acorrentam, mas Deus nos libertou disso.] Pois não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!

3. Comparar-se, com os ímpios pode causar preocupação desnecessária, e é falta de sabedoria.

· Salmo 37:1 Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.

· Salmo 37:7,35,36 Descansa no Senhor, e espera nEle; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. … 35Vi o ímpio, cheio de prepotência, a espalhar-se como a árvore verde na terra natal, 36mas passou e já não é; procurei-o, mas não se pôde encontrar.

· Provérbios 24:19 Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas invejas dos ímpios.

· Isaías 8:12b,13 [Não deixe o temor dos outros passar para você. Tema o Senhor e siga-O.] Não temais o seu temor, e não vos assombreis. 13Ao Senhor dos Exércitos, a Ele santificai; seja Ele o vosso temor, e seja Ele o vosso assombro.

4. O Senhor diz-nos para lançarmos as nossas preocupações e temores sobre Ele.

Salmo 55:22 Lança o teu fardo sobre o Senhor, e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.

· Mateus 11:28-30 Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. 29Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, porque Sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossas almas. 30Pois o Meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

· 1 Pedro 5:7 Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.

5. É impossível preocupar-se se estamos meditando no Senhor e na Sua Palavra.

· Salmo 112:7,8a Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor. 8aO seu coração está bem firmado, não temerá.

· Salmo 119:165 Muita paz tem os que amam a Tua lei, e para eles não há tropeço.

· Provérbios 1:33 Mas o que Me der ouvidos habitará seguro, e estará descansado do temor do mal.

· Provérbios 3:1,2 Filho Meu, não te esqueças do Meu ensino, e o teu coração guarde os Meus mandamentos, 2pois eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de vida e prosperidade.

· Isaías 26:3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti, porque ele confia em Ti.

· Isaías 48:18 Ah! se tivesses dado ouvidos aos Meus mandamentos! Então seria a tua paz como o rio, e a tua retidão como as ondas do mar.

· Filipenses 4:6,7 Não andeis ansiosos [preocupados] por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. 7E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.

6. Não temos nada com que nos preocuparmos ou que temermos, porque Deus está conosco e nunca vai falhar!

· Deuteronômio 1:29,30a Então eu vos disse: Não vos espanteis, nem os temais. 30O Senhor vosso Deus, que vai adiante de vós, combaterá por vós.

· Deuteronômio 20:3,4 Dizendo: Ouve, ó Israel, hoje vos achegais ao combate contra os vossos inimigos. Que não desfaleça o vosso coração; não temais, nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles, 4pois o Senhor vosso Deus é quem vai convosco a combater contra os vossos inimigos, para salvar-vos.

· Deuteronômio 31:6 Esforçai-vos e animai-vos. Não temais, nem vos espanteis diante deles, pois o Senhor teu Deus, que vai contigo, não te deixará, nem te desamparará.

· Salmo 23:4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me consolam.

· Zacarias 8:13b Assim vos salvarei e sereis uma bênção. Não temais, sejam fortes as vossas mãos.

· Marcos 5:36b Não temas; crê somente.

· João 14:1 Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em Mim.

· João 14:27 Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

· 1 João 5:4,5 Pois todo o que é nascido de Deus vence o mundo. Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5Quem é o que vence o mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

Fonte:http://clubedaluz.com.br/DAV39.htm

No comments: