Monday, November 10, 2008

Plano Perfeito

Lucas 19:1-10

E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali.
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.


Deus, nosso Senhor, tem um plano em nossa vida. Para cumprir este plano, Ele é capaz de fazer qualquer coisa.
Gostaria que você, meu querido leitor, meditasse nesta passagem acima sob o aspecto da Figueira. Para que o plano de Deus se cumprisse na vida de Zaqueu, certamente a figueira foi uma coadjuvante nesta história. Pela altura da figueira, e provavelmente seu tamanho, certamente esta mesma, deveria ter mais idade do quede Zaqueu.
Imagine o que tudo não se passou ao redor desta figueira desde o momento em que era germinada uma semente!! O Senhor esteve ao longo de toda a vida desta figueira, cuidando da mesma porque um dia sabia que seria um instrumento para execução de um plano de salvação. É demais!!!

De acordo com Wikipedia, F. sycomorus, ou sicômoro, nativa do Oriente Médio, possui tronco forte, de grande circunferência. É provavelmente a árvore citada na Bíblia, no livro de Lucas, quando Zaqueu teria subido numa árvore desta espécie para ver a chegada de Jesus a Jerusalém. Os sarcófagos de madeira dos antigos faraós eram feitos com madeira desta planta.

Que Deus nos abençoe!!



No comments: